Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



POMBA GIRA

Sábado, 27.10.12

Parece que estamos num momento em que todos procuram os rituais de Pomba Gira. Mas o que é, quem é Pomba Gira? Recolhi estas informações em vários sites da internet para elucidar sobre este assunto. A verdade é que cremos que muitas pessoas fazem rituais de Pomba Gira sem saberem ao certo o que invocam. Apenas sabem o fim.

Pomba gira, é uma entidade do Umbanda e as suas raizes remontam ao mito de Lilith, da mulher que não se submete aos homens.

Pomba Gira são entidades espirituais imensamente faladas, e sobre as quais versa imensa controvérsia e debates religiosos.

Há quem afirme que Pomba Gira é uma entidade espiritual que assiste apenas a trabalhos Kimbanda (que nas versões europeias da bruxaria, corresponde à magia Negra), ao passo que muitos afirmam que Pomba Gira assiste tanto à linha Umbanda (que no esoterismo europeu corresponde à Magia Branca), como Kimbanda.

Também há quem defenda que Pomba Gira é uma entidade espiritual chamada essencialmente a trabalhos esotéricos daquilo a que na magia ocidental se chama de magia vermelha (amor).

Seja como for, muitos professam que Pomba Gira é simplesmente uma entidade espiritual ligada ao mundo terreno, ao passo que outros afirmam que pomba gira é um Exu.

Um Exu é um Orixá africano, ou seja, um mensageiro entre o mundo terreno e o mundo espiritual. Nas religiões africanas corresponde a Orun e Aiye.

Nas mitologias ocidentais, a figura de um Orixá pode ser vista como um Deus ou como um Anjo. Também há quem os refira como entidades espirituais superiores, chegando a ser estabelecido paralelismo com os Santos da Igreja Católica.

É a este mensageiro (Orixá) que no decorrer de um processo místico (seja de contacto com espíritos, seja de encomenda de serviços) todas as oferendas devem ser cerimoniosamente dedicadas, a fim de garantir que o trabalho espiritual realizado decorra com sucesso.

Exu é um Orixá de temperamento vivo e brincalhão. Exu também é conhecido por possuir um voraz apetite sexual. Exu gosta das coisas carnais e dos prazeres deste mundo, é luxurioso, por vezes indecoroso e provocador. Exu é astuto como a serpente, e por todos esses motivos os primeiros Cristãos a contactar com os povos Africanos encararam esta divindade (representada pelo falo erecto, um símbolo da fertilidade),como a encarnação de Satanás junto dos povos africanos.

Por esse motivo, os cultos ligados a Exu foram fortemente reprimidos, e a religião Africana acabou por encontrar formas de perpetuar as suas crenças, ao associar figuras da teologia Crista, (anjos, santos, santas, etc) a entidades do seu próprio culto religioso. Dessa forma, os padres e missionários cristãos achavam ter conseguido uma plena conversão dos povos colonizados quando observavam os rituais nativos de veneração, desconhecendo que secretamente se estavam a perpetuar as crenças religiosas originais.

Pomba gira é vista como um Exu feminino, um mensageiro entre este mundo e o mundo espiritual, um espírito (que no Antigo Testamento, no deserto, seria certamente visto como um anjo), de forte e vincada personalidade.

Pomba gira é um espírito feminino também de luxúria, sendo que todos os prazeres e coisas deste mundo lhe são agradáveis.

Muitos crentes, afirmam que pomba gira não é uma entidade mas sim um conceito que serve para identificar uma certa categoria de espíritos.

Há quem também afirme que os espíritos chamados «pomba gira», são espíritos de mulheres que em vida foram amantes, prostitutas, ou simplesmente mulheres especialmente ligadas ao prazer das coisas da carne, e que morrendo se transformam em poderosas entidades espirituais.

Estes espíritos femininos, são capazes tanto de um grande mal (desviar comportamentos sexuais, causar tentações, separar casais, concretizar cruéis vinganças, separar famílias, etc), como de um grande bem (unir casais, salvar casamentos, devolver harmonia ao lar, etc).

Sendo espíritos de mulheres falecidas, essas entidades tendem a reencarnar periodicamente neste mundo. As que ainda não reencarnaram tendem a procurar médiuns com os quais se possam relacionar e assim incorporar temporariamente.

Normalmente um espirito Pomba Gira incorpora numa mulher, embora haja casos em que se afirma que tal sucede em homens. Afirma-se também que nesses casos, a fortíssima influencia espiritual de pomba gira num homem, poderá distorcer a sua orientação sexual, mas tal não se encontra provado.

Afirma-se na teologia Umbanda e Kimbanda que Pomba-Gira (o conceito que serve para distinguir toda uma linhagem de espíritos femininos), constitui na verdade uma enorme legião, subdividida em ramos distintos: 

pombas giras ligadas às encruzilhadas (Pomba Gira das 7 encruzilhadas) 

pombas giras ligadas a locais ermos (Pomba Gira Maria Mulambo)

pombas giras relacionadas com ciganas ( Pomba Gira Cigana)

pombas giras afetas aos cemitérios (Pomba Gira Calunga)

 

No decorrer de um processo espiritual, milhares de pessoas já afirmaram ter visto os seus desejos concretizados através deste tipo de entidade, ao passo que outras viram todo o tipo de alterações milagrosas suceder na sua vida.

As oferendas realizadas a pomba gira são:

charutos

bebidas fortes

cigarros de boa qualidade

flores vermelhas

espelhos

jóias bonitas e brilhantes

licores

bijuterias

perfumes e tudo aquilo que um espirito feminino adora.

 

Os locais de oferenda, variam consoante a natureza da pomba gira em questão.

As pomba gira são entidades espirituais de forte personalidade, pelo que jamais se poderá quebrar a palavra dada, nem violar os termos de uma instrução, nem mostrar desrespeito. Qualquer uma dessas falhas pode resultar em trágica conseqüência.

Contam os crentes que em certas noites podemos ouvi-las a cantar e vê-las a dançar nos locais mais inesperados (lugares ermos, cemitérios), e sentir o perfume doce e feminino das suas presenças invisíveis. Nessas noites convém afastar-se rapidamente desse local, sem olhar para trás, com todo o respeito e discrição, respeitando a intimidade dessas valorosas Exu femininas.

Quanto ao seu aspecto sensual, faz parte de sua polaridade, não querendo significar com isso depravação ou perversão. Não há registo de existir alguma mulher que tenha deixado de ser honesta por culpa de qualquer uma delas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Esotherismo às 00:17


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Artigos Religiosos & Esotéricos